Investimentos

O que é, e quando Investir ?

pexels-oleksandr-pidvalnyi-7599735

Investir é aplicar o dinheiro em produtos ou contas que ofereçam retornos acima da inflação. Só invista depois de ter um orçamento bem definido, o valor mensal para o investimento e uma reserva de emergência. Escolha o momento ideal para investir de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.

Perfil de Investidor

pexels-rodnae-productions-7413977

O perfil de investidor é baseado em fatores como objetivos de investimento, tolerância ao risco, prazo de investimento, capacidade de investimento, experiência de investimento e preferências de investimento:

 

  • Os objetivos podem ser crescimento de capital, renda ou proteção da carteira;
  • A tolerância ao risco é a habilidade de lidar com a volatilidade dos mercados;
  • O prazo de investimento é quanto tempo se pretende manter o investimento;
  • A capacidade de investimento é quanto dinheiro se tem à disposição e a experiência de investimento é a familiaridade com os mercados financeiros;
  • As preferências de investimento são os tipos de ativos desejados.

Com base nos fatores mencionados, existem 3 principais perfis de Investidor, contudo é importante fazer um teste de adequação a fim de perceber qual a sua tolerância ao risco e em que perfil te enquadras:

 

Investidor Conservador:  Prefere investir em ativos de baixo risco, como títulos do governo ou investimentos de curto prazo. 

Investidor Moderado: Está disposto a aceitar algum risco em troca de retornos potenciais maiores. Eles geralmente investem em uma combinação de ativos de baixo e médio risco.

Investidor Agressivo: É mais aventureiro e está disposto a aceitar mais riscos em troca de maior potencial de retorno. Eles geralmente investem em ações de alto risco e fundos de ações.

Quais os tipos de Investimento ?

pexels-michael-steinberg-318820 (1)

Os investimentos dividem-se em dois tipos, Investimentos de Renda Fixa e Investimentos de Renda Variável. A principal diferença entre eles é o risco associado a cada um, na medida em que Investimentos de renda fixa são considerados menos arriscados do que os de renda variável.

 

Os investimentos de renda fixa são aqueles em que o investidor tem uma rentabilidade fixa e previsível sobre o seu investimento. Geralmente, esta rentabilidade é garantida pelo governo ou por uma instituição financeira. Estes investimentos são seguros e têm níveis de risco muito baixos.

 

Os investimentos de renda variável são os que não garantem um rentabilidade fixa. Neste tipo de investimento, a rentabilidade depende do desempenho do ativo que se subscrever. Estes investimentos têm um nível de risco mais elevado, uma vez que a rentabilidade podem variar significativamente e pode-se perder o capital investido. No entanto, eles também podem oferecer aos investidores potenciais rentabilidades mais altas.

Investimentos de Renda Fixa

certificado

Os investimentos de Renda Fixa tem baixa rentabilidade, mas é ideal para quem tem perfil de investidor conservador. Pode ser usado para diversificar, guardar parte do Fundo de Emergência ou reforma.

 

Os investimentos de renda fixa em Portugal são:

 

Depósitos e Contas Poupança
Certificados de Aforro
Certificados do Tesouro
Seguros de capitalização
Obrigações do Tesouro
Fundos e Seguros PPR

Investimentos de Renda Variável

pexels-anna-nekrashevich-6801869

Os investimentos de Renda Variável tem alta rentabilidade, contudo não possuem garantia de capital e pode-se mesmo perder todo o capital, são os mais escolhidos para quem tem perfil de investidor agressivo. São usados para alavancar os investimentos, diversificar o portfólio e atingir o F.I.R.E em menos tempo.

 

Os investimentos de renda variável em Portugal são:

 

Ações
Obrigações
Mercados e Moedas
Fundos de ações, de obrigações e mistos

ETFs
Imobiliário

P2P “Peer to Peer Lending”

Gostou deste artigo? Então partilhe-o com os seus amigos

Scroll to Top